terça-feira, 26 de agosto de 2014

Devemos lavar o rosto com água ou não?

Lavar o rosto é uma tarefa bastante simples, mas a maioria das pessoas não o faz e muito menos da forma adequada.
Dermatologistas e fabricantes de cosméticos pesquisam fervorosamente na procura de um processo mais simples e melhorado.  A mensagem que os especialistas tentam passar aos consumidores é de que se trata de um processo fácil, à medida que uma nova geração de produtos de limpeza facial promete fórmulas suaves que não ressecam a pele.
Alguns médicos defendem até que as pessoas que têm uma pele saudável devem lavar o rosto com água apenas uma vez por dia, à noite.

Nos últimos anos, a indústria de cuidados com a pele tem vindo a crescer devido ao tema da limpeza facial, com vendas de produtos líquidos, cremes, sabonetes em barra e lenços humedecidos.
Quando os fundadores da Clarisonic decidiram criar o seu primeiro aparelho de limpeza, não tiveram muito apoio devido à falta de interesse da população por este tema. A maioria ainda acha que este passo é chato e dispensável. Contudo, o produto criado veio renovar o interesse do consumidor, devido ao facto de se tratar de uma escova com cerdas motorizadas que utiliza a técnica de micro massagem sónica que limpa a pele diariamente, ao realizar mais de 300 micro movimentos vibratórios por segundo.

Outra fonte de crescimento para a indústria foram os lenços faciais/toalhitas.
Ido Leffler, um dos fundadores da Yes to Inc., linha de produtos naturais para a pele, diz que : "os consumidores gostam da comodidade de poder usá-los na academia ou para uma limpeza rápida à noite." Por outro lado,  Amy Hart, gerente de desenvolvimento de produto da Yes, garante que : "os lenços dão uma sensação de textura diferente do que a lavagem com água, mas promovem a mesma limpeza."




Água VS Leite de Limpeza
 



"Esta é uma questão que envolve sempre debate. Enquanto alguns dermatologistas acreditam que a água da torneira faz secar a pele, aconselhando sistematicamente que se evite o seu consumo, outros recomendam-na sem reservas para qualquer pele sem fragilidades específicas. Uma coisa é certa - o debate está longe de terminar!"  

Tendo em consideração a opinião dos dermatologistas, que recomendam unanimemente limpar a pele duas vezes ao dia no máximo, de manhã e à noite, é importante fazê-lo corretamente. Mais do que isso, vai provocar com que as glândulas sebáceas da pele se sobrecarreguem e produzam mais sebo, deixando a pele oleosa. Por isso, lavar muitas vezes não é recomendado para quem tem a pele oleosa. 
Para quem tem pela seca e/ou sensível, deve-se sempre que possível optar por produtos sem enxaguamento, como soluções micelares ou uma combinação de leite de limpeza seguido de um tónico.

Outras das questões é se devemos lavar o rosto com água fria ou quente.  
A maioria saberá a resposta, mas convém salientar que o ideal é lavar o rosto sempre com água tépida ou gelada mesmo, que tem um efeito revitalizador ótimo para a pele, uma vez que fecha os poros
A água quente tira os óleos naturais saudáveis da pele e agride-a. No banho e na hora de lavar os cabelos, devemos optar sempre pela água fria também. 


A minha opinião sobre o assunto e que cuidados tenho:
Não lavar o rosto nem é algo que eu tenha em mente. Não acho o processo nada chato e na realidade até tenho prazer quando o faço.
Já fui aconselhada várias vezes a não o lavar com água, devido a ter a pele mista com tendência a seca/sensível. 
Confesso que já tentei várias vezes e até comprei os produtos específicos para o fazer, mas rapidamente desisti...simplesmente não sinto o rosto lavado. Para mim cara lavada é com água e por esse motivo tive de encontrar um meio termo.
Depois de muito procurar, encontrei um produto da Lierac que me permite lavar o rosto com água, mas que é indicado para o meu tipo de pele. Chamasse DÉMAQUILLANT VELOURS e utilizo-o de manhã. É "enriquecido com óleos de jojoba e macadâmia, possui delicadas notas de frésia, de rosa e de almíscar, transforma-se em emulsão leitosa ao contactar com a água e desmaquilha com a máxima suavidade".

Á noite utilizo a Clarisonic com uma escova própria para o meu tipo de pele e com o gel de limpeza da marca.

E vocês como fazem e que produtos utilizam?

Sem comentários:

Enviar um comentário