quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um post que não queria fazer, mas que tem de ser...

Não pensem que me enganei no post, porque não...é esta a realidade nua e crua que vivo neste momento.
Nunca pensei falar sobre algo tão pessoal, mas a partir do momento em que isso afeta o meu trabalho e a manutenção das minhas páginas, tem de ser.

Em Junho deste ano, a minha vida tal como a conhecia até ao momento, mudou para sempre e de uma forma que não previa. O meu avô foi internado com um quadro de demência e embora umas semanas mais tarde tenha tido alta, providências tiveram de ser tomadas para que eles tivessem a melhor vida possível em função da realidade que se apresentava na altura.
A minha avó sofre de Alzheimer nem me lembro bem desde quando, não anda sozinha e é totalmente dependente de outra pessoa. Eles viviam "longe" e sempre que algum problema acontecia, lá tínhamos nós de ir a correr fosse a que a hora fosse para lá. Nunca quiseram vir para cá, por teimosia, amigos ou "pseudo amigos", mas isso já é outra história.
Quando tudo aconteceu e com o quadro que se apresentava, a melhor situação seria um Lar de Idosos, mas para além de não existirem vagas, estava-nos a custar imenso dar esse passo...simplesmente porque não o queríamos fazer. Conseguimos um Centro de Dia, que felizmente os acolhe durante umas horas e fica aqui bem perto. Tudo parecia estar a entrar nos eixos, até porque ele foi melhorando bastante, mas nós não estávamos preparadas para sermos cuidadoras...na realidade acho que ninguém está.

Os últimos meses têm se tornado simplesmente insuportáveis. As conversas passaram a discussões, a alegria passou a tristeza e a harmonia na casa e entre nós passou a ser simplesmente inexistente.
Quis o destino, que a situação se complicasse ainda mais e a minha mãe aleijou-se. Neste momento, eu basicamente trato de tudo cá em casa e como se tal não bastasse, o meu avô começou a duvidar de tudo o que fazemos. As discussões são diárias e a minha vontade por vezes é desaparecer, esquecer que o mundo existe. 
Eu sei que os idosos têm tendência a piorar os seus feitios, mas aqui não é o caso...ele já era assim desde que me conheço por gente. 
Não me interpretem mal, pois ele é o melhor avô e pai do mundo. Esteve sempre presente nas piores alturas e nós queremos retribuir, mas com o dinheiro que possuem é insustentável conseguir uma pessoa para de dia e de noite, que tome conta deles na sua casa. Eu tentei de tudo enquanto esteve internado e depois, mas os meus esforços não deram frutos...os valores eram absurdos. A situação atual foi a única que conseguimos e isso já inclui uma pessoa noturna que trata deles na nossa casa.

Não sei como conversar com ele, até porque ele não o sabe fazer. Não entende que mudamos a nossa vida toda por eles, que deixamos de ter vida própria, sossego e liberdade de fazermos o que nos apetecer quando nos der na gana. Não entende que não pode conduzir, que não pode esbanjar dinheiro a dar a outras pessoas só porque lhe pedem...sim o dinheiro é dele, mas as contas são muito maiores agora e tem de estar tudo controlado. Não entende que não pode ficar sozinho em casa, não entende que a minha avó não faz as coisas por mal e que não a pode maltratar, não entende que não tem sempre razão e que está a dar cabo das nossas vidas...simplesmente não entende nada.

Não sei o que fazer. Estou mentalmente e fisicamente esgotada, não sei para onde me virar, nem que passo dar a seguir.
Até ao momento tinha conseguido deixar este lado da minha vida distanciado do trabalho, mas já não o consigo fazer. Não tenho vontade de fazer maquilhagens, de fazer posts aqui no blog, de tratar dos vídeos que disse que ia tentar fazer, de sair, etc.

Desculpem a minha ausência, a falta de posts interessantes no blog, de assuntos atuais nas páginas do facebook, mas não consigo. Prometo que vou tentar voltar o mais depressa possível ao ativo, mas para já tenho de conseguir uma forma de lutar contra tudo isto.


Adoro-vos e espero que compreendam a minha situação. 
Obrigada pelo carinho.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário